Câmbio Automático BH

O que é Câmbio Automático?

Manutenção em câmbio automático BH é na Cambiotech BH – Somos líderes em manutenção de câmbio automático, câmbio automatizado e câmbio CVT em Belo Horizonte.

O que é Câmbio Automático?

O Câmbio Automático é um sistema de transmissão que possibilita ao motorista ter uma condução mais confortável, pois dispensa a realização de trocas de marchas manuais entre as trocas de velocidade. Essa inovação automatiza a troca das marchas e é capaz de transmitir toda a potência do motor às rodas de modo impulsionado e constante. Mas como tudo isso funciona? Quem inventou o câmbio automático ?

Como funciona?

A troca de marcha acontece baseada na relação da velocidade com a rotação do motor do veículo. Isso é feito pelo sistema de transmissão. O papel desempenhado pelo pedal de embreagem é feito pelo conversor de torque que muda a posição das engrenagens do sistema para assim alterar as marchas. O Câmbio automático utiliza-se de um sistema chamado engrenagens planetárias que estão sempre engatadas umas as outras. A “caixa de câmbio automática” é constituída por um conjunto de engrenagens e unidades hidráulicas. O sistema seleciona automaticamente as marchas ‘ideais’ para as condições de velocidade e torque das rodas, ajustando frequentemente o torque para que não haja perda ou desperdício de potência.

Quem inventou o Câmbio Automático?

O Câmbio automático foi inventado em 1937 pelo engenheiro norte-americano Alfred Horner Munro, que trabalhou para a General Motors. Munro percebeu que os motoristas às vezes não sabiam exatamente quando trocar marchas, o que resultava em engasgos ou arrancadas súbitas, e a solução que ele encontrou para isso foi projetar o primeiro câmbio automático. Ele recebeu uma patente para isso em 1941. Na época, o câmbio automático não era tão popular quanto hoje, mas lentamente começou a ganhar popularidade entre as pessoas e, a partir dos anos 50, passou a ser o padrão em veículos de luxo.

Confira as vantagens e desvantagens do sistema de Câmbio automático:

Pontos fortes:

A primeira vantagem é o conforto. A transmissão automática libera o motorista do trabalho de trocar marchas manualmente. Agora, o motorista só precisa pressionar um botão e a marcha ideal será selecionada automaticamente. Além disso, o Câmbio Automático também melhora a economia de combustível, pois permite maior controle do motor pela movimentação eficiente do torque.

– As trocas são suaves
– As trocas de marchas são feitas no tempo certo que traz benefícios para o sistema de transmissão
– A rotação do motor se mantém mais estável se comparada a um veículo com troca de marchas no modo manual, onde a troca é feita pelo próprio motorista. Isso traz benefícios ao motorista, pois reduz o esforço ao dirigir, com trocas suaves.
– Resulta em maior durabilidade do motor e dos componentes do sistema de transmissão

Outra vantagem é que o câmbio automático é mais seguro do que as transmissões manuais, pois não há perda de potência durante as trocas de marchas e, portanto, não há arrancadas súbitas. Além disso, o câmbio automático permite que o motorista realize o dínamo urbano de forma mais eficiente.

Pontos fracos:

– Preço para aquisição mais elevado por ser uma tecnologia mais complexa
– Sistemas de veículos mais antigos apresentam aumento no consumo de combustível. Em veículos mais novos isso não ocorre.

Manutenção e cuidados:

É necessário trocar o fluído da caixa de câmbio automático aproximadamente aos 50.000 km rodados.

A Câmbiotech presta serviços de manutenção em câmbio automático em todas as marcas de veículos, nacionais e importados. Assistência em veículos das marcas FIAT, Ford, Volks, Chevrolet, BMW, Audi, Nissan, Volvo, Land Rover, Hyundai, Renault, Peugeot, Jeep, Citroên, Honda, Chrysler, Mercedez Bens, Dodge, Kia, Cherry, Suzuki, Mitshubishi e várias outras.

Manutenção em Câmbio Automático | Manutenção em Câmbio Automatizado Troca de óleo de Câmbio automático BH  | A Câmbiotech BH | Oficina mecânica BH | Câmbio Manual